Bem vindos a este blog onde compartilharei com todos alegrias, conquistas, aprendizagens e desafios sobre as patas de um cavalo.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aprendendo um pouco sobre cavalos


A trança é o principal meio de manter a crina e a cauda do cavalo bem conservadas e protegidas do meio externo, dando um toque especial ao seu animal. Além da questão estética, as tranças oferecem outras vantagens, como por exemplo, às mão do cavaleiro, que pode manusear as rédeas sem preocupação.
Devemos sempre estar atentos quanto à limpeza e a tosquia da crina e do rabo, para que assim, possam crescer mais fortes e saudáveis. Para lavá-los, use shampoo neutro ou sabão de coco, massageando bem as raízes. Enxague várias vezes, e depois, se necessário, desembarace-as usando um pouco de condicionador ou algum produto especial para a ocasião. Mãos a obra!

1.   Tenha em mãos uma toalha, elásticos especiais para trançar a crina, uma escova, e um pulverizador com água.
2.   Separe um chumaço de pelos e utilize a toalha para separá-lo do restante da crina, como na imagem. Tenha em mente que serão feitas em torno de 20 tranças, portanto, o chumaço deve ser proporcional a esta medida.
3.   Umedeça o chumaço com o pulverizador para evitar que a trança fique “esfiapada”. Faça uma trança.
4.   Terminada a trança, dobre-a ao meio juntando a ponta com a raiz, e dobre-a novamente.
5.   Prenda-a com o elástico até que a trança esteja bem firme.
6.   Repita o processo aproximadamente 20 vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário